quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa na Alemanha - Tradição, cultura e arte


Para os cristãos, a Páscoa é comemorada como a ressurreição de Jesus Cristo. Seus principais símbolos são ovo e o coelho, representando a fertilidade.
No Brasil, a festa que reúne a família é voltada para a “comemoração do bacalhau e do chocolate”, poucos vivenciam e compreendem o real significado da ocasião. Geralmente transformada em uma celebração material.
Na realidade, o ovo e o coelho são figurações, ou falsos ídolos pagões para divertir crianças, ou mesmo para aumentar o consumo e favorecer o mercado.
É inegável a existência da arte na Páscoa, principalmente na cultura alemã. 
Na Alemanha, a Páscoa está relacionada a elementos da mitologia germânica. Segundo Jacob Grimm (um dos famosos irmãos Grimm) em seu livro sobre este assunto: “A primeira das grandes festas germânicas da primavera, representando a vitória do sol aquecedor sobre as trevas e o frio do inverno, é Ostern. Ela somente foi equiparada à festa de ressurreição de Cristo pela igreja na Idade Média”.
Ostern deriva de Ostara, que representa a deusa germânica da primavera. Outros deuses e deusas são cultuados na mitologia grega, ou mesmo na germânica como ídolos da fertilidade e renascimento. São eles: Astarte, Ishtar e Afrodite.
No sul do país, conhece-se há mais tempo a lenda dos ovos trazidos pelo coelho da Páscoa. Heidelberg Georg Franck encontrou registros de 1678 nos quais apresentam o hábito surgido há mais de 300 anos na Alsácia (França), no Palatinado e no Alto Reino (Alemanha).
O início da Páscoa na Alemanha é marcado quando os fiéis cobrem a cruz das igrejas.
Um hábito que se mantém vivo até hoje na Alemanha, é colorir os ovos de galinha. Costuma-se utilizar técnicas variadas para tal feito. Os ovos são esvaziados antes da pintura e, dependendo da habilidade de quem os decora, transformam-se em verdadeiras obras de arte, com direito a exposições especiais na época da Páscoa.
No café da manhã do sábado ou domingo, não podem faltar ovos de várias cores. Presenteá-los também faz parte da tradição. Os ovos adquirem outras utilidades como por exemplo a Osterzopf, uma rosca decorada, na qual depois de assada em forma de cordeiro, podem ser colocados ovos cozidos; a  Möhrencremesuppe, uma sopa de cenoura; o Osterbraten, o assado servido no domingo, que pode ser de qualquer tipo de carne; e de sobremesa churros, além de muitos biscoitos, bolos e doces.
Outro costume cultivado em algumas partes do país é a fogueira da Páscoa, o Osterfeuer. O fogo tanto é símbolo do sol, como a chama da fé, ligado à purificação.
Antigamente a “limpeza de Páscoa” na Alemanha começava no pátio da igreja, onde os fiéis juntavam restos de madeira, galhos e ramos secos que sobravam do Domingo de Ramos, para a grande fogueira a ser acesa na noite de sábado para domingo. Às vezes utilizava-se também árvores antigas de Natal.
Nesse Osterfeuer, acendia-se a Osterkerze, a vela da Páscoa, para a igreja às escuras em procissão, e os fiéis cantavam três vezes a canção “Lumen Christi”, a luz de Cristo.
Na Vestfália e no norte de Hessen desenvolveu-se um costume local, de origem germânica e, portanto pagã: enormes rodas de carvalho, com 1,70 m de diâmetro e mais de 20 cm de espessura, desfilam pela cidade, transportadas em carros de feno. A seguir, são levadas para o alto de um monte. Às 21 horas do sábado, são incendiadas e rolam montanha abaixo.
Fasching é uma espécie de carnaval realizado antes da época da Quaresma. A principal atração é o desfile de mascarados.
O Egg Hunt é um jogo que faz parte da tradição, assim como em outros países é amplamente apreciado. Os ovos são escondidos em vários locais da casa e do jardim, e as crianças são convidadas a procurar por eles. Quando a caça é longa, os prêmios podem ser indicados para o maior número de ovos coletados, ou para o maior ou melhor ovo.
Uma tradição atual é inserir nos ovos de chocolate ou de plástico confeitarias como balas de goma.
A dança do ovo de Páscoa é um jogo tradicional, em que os ovos são colocados no chão, e o objetivo é dançar entre eles sem danificá-los. No Reino Unido a dança é chamada de hip-ovo.
As tradições, cultura e arte fazem a diversão de milhares de pessoas em seus países; unindo-as.
E o gosto pelo chocolate é inegável. Porém, não podemos esquecer o espírito dessa data tão especial para nós Cristãos: o renascimento de Jesus Cristo.
Mesmo que com o passar dos anos o homem tenha modificado e criado novos termos e símbolos para identificá-lo. Transmitido de geração em geração, de país para país.
Os pais podem ensinar suas crianças a fantasiar, é saudável, mas devem ensinar desde cedo também, que a essência da Páscoa não é pagã. 

O coelhinho da Páscoa

Um poema de
Josephine M. Todd, 1909
Há uma história muito engraçada,
Cerca de um coelho de brinquedo,
E as coisas maravilhosas que ela pode fazer;
Toda manhã de Páscoa brilhante,
Sem aviso,
Ela ovos de cores, vermelho, verde ou azul.
Alguns ela cobre com pontos,
Alguns curiosos com pequenos pontos,
E alguns com estranhas cores misturadas, também
Vermelho e verde, azul e amarelo,
Mas cada um diferentemente do seu colega
Os ovos de todos os matizes.
E é estranho, pois as pessoas dizem:
Que em nenhum outro dia
Em todos durante todo o ano,
Será que este coelho maravilhoso,
Tão ocupado e engraçado,
ovos de cor de cada matiz.
Se esta história é dúvida
Ela encontrará logo para fora,
E o que você acha que ela vai fazer?
Na manhã de Páscoa próxima
Ela vai trazer-lhe sem aviso,
Os ovos de todos os matizes.

Pedro Coelho

Por Beatrix Potter
Lá vem Pedro Coelho,
Hoppin a trilha do coelho,
Hippity, hoppity, Hippity, hoppity,
Páscoa em seu caminho.

cada Causando Cestas menina e um menino cheio de alegria pascal,
Coisas para fazer a sua Páscoa brilhante e alegre.
Ele tem jujubas para Tommy,
ovos coloridos para irmã Sue
Há uma orquídea para a mamãe
E um gorro de Páscoa, também.

Ah, lá vem Pedro Coelho,
Hoppin a trilha do coelho,
Hippity, hoppity, Hippity, hoppity,
Feliz dia de Páscoa.

Lá vem Pedro Coelho,
Hoppin a trilha do coelho,
Olhe para ele parar,
E ouvi-lo dizer: 


"Tente fazer as coisas que você deveria."
Talvez se você é bom extra,
Ele vai rolar lotes de ovos de páscoa do seu jeito.
Você vai acordar na manhã de Páscoa
E você vai saber que ele estava lá
Quando você encontrar os coelhinhos chocolate
Que ele está se escondendo em todo lugar.
Ah, lá vem Pedro Coelho,
Hoppin a trilha do coelho,
Hippity, hoppity, Hippity, hoppity,
Feliz dia de Páscoa. 




CURIOSIDADES:

Significado da palavra Páscoa:

O feriado da Páscoa é, possivelmente, o nome de Eostre, a deusa pagã da primavera e da fertilidade. O significado da palavra Páscoa é utilizada apenas para o feriado em Inglês e Alemão. Na maioria das línguas, o nome para a Páscoa é tomada a partir da palavra hebraica "Pessach" que significa "Páscoa". Em alguns outros países, é baseado nas palavras de "ressurreição" ou simplesmente "grande dia".


Ovos decorados em outros países:

Fabergé eggs were commissioned by Czar Alexander III of Russia as an Easter surprise for his wife Maria Fyodorovna ovos Fabergé foi encomendado pelo Czar Alexandre III da Rússia como uma surpresa de Páscoa para sua esposa Maria Feodorovna


O Ovo e o Coelho:

O costume de se procurar os ovos de Páscoa no jardim também estaria baseado na crença dos germanos e de outros povos antigos de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da nova vida em crescimento. Já o coelho, símbolo de fertilidade na mitologia grega, só é conhecido como "coelho da Páscoa" no norte da Alemanha há cerca de cem anos. No entanto, o coelho é o animal sagrado atribuído tanto a Afrodite, a deusa do amor dos romanos, como a Ostara.

 


2 comentários:

  1. Patricia

    Gostei muito do artigo. É importante resgatar o real sentido de datas tão significativas como a ressurreição de Cristo.
    Tive a oportunidade de conviver com uma família cristã alemã e presenciar todo o sentimento religioso. Também a beleza plásticados "pratos" específicos para ocasião, chamavam à atenção e despertavam o apetite.
    Parabéns pela matéria.
    Gil

    ResponderExcluir
  2. O capitalismo deturpou o sentido cristão, não apenas da páscoa, mas também do natal, por exemplo. Além da preocupação com a compra de ovos e mais ovos, há uma alegria enorme pelo fato de ser feriado e, portanto, não trabalhar na véspera do evento. A influência da celebração cristã está a diminuir, gradativamente, o que é preocupante para a igreja e seus membros que ainda mantém a tradição viva.

    Excelente texto, Patricia, continue com esse trabalho sério, com seu compromisso e decerto, no futuro, subirá muitos e muitos degraus na escadaria de sua carreira profissional.

    Guilherme Tassoni

    ResponderExcluir