A arte digital configura-se no ambiente gráfico computacional. Trata-se de desenhos realistas feitos sob processos digitais e manipulação de bits, cuja base está fundamentada na net arte, web arte, vídeo arte, etc.
O artista digital compõe imagens, textos, sons ou conjuntos multimídia. Sua estrutura pode ser decomposta, recomposta, indexada, ordenada ou desordenada, associada com quaisquer outras.
Os desenhos digitais têm o objetivo de transmitir sentimentos e sensações por meio dos traços e texturas. Geralmente os desenhos são feitos para games ou mesmo animações gráficas.
Os esboços e desenhos feitos no paint ganham vida em programas de modelação 3D (3d Studio max), edição de fotografias (adobe photoshop, adobe ilustrator), animação (fireworks, flash), entre outros.
Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, dentre elas, Deviantart, CGsociety e Cgarchitect. E livros que dão suporte para o estudo como o “Arte Digital”, escrito por Wolf Lieser.
Diversos artistas contemporâneos utilizam o computador como uma tela de pintura, substituindo seus pincéis e pranchetas pelos instrumentos virtuais e muita habilidade.
O precursor da arte digital no Brasil é o renomado designer das vinhetas da Rede Globo, Hans Donner que tornou conhecido outros artistas como Lívia Burity, Fabio Sasso, Cristiano Siqueira, Rodrigo Francisco, Igor Giamoniano, Bruno Bravo, Alexandre Venera, Juliana Teodoro e Michel Victor. Cada qual com sua técnica específica.
Em Portugal, Bottelho iniciou com a técnica vetorial impressa em tela de grandes dimensões.
Existem também artistas talentosos porém não conhecidos como os citados anteriormente alguns exemplos são: Luiza McAllister, Alex de Freitas (Bibi-dos-Ventos), André de Freitas (Raqsonu) e J. Modesto (Modesto), que fazem a magia acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário